Aminoácidos

Os aminoácidos são responsáveis pela síntese e formação das cadeias de proteína, utilizadas para formar todo o tipo de estrutura do corpo humano, desde fios de cabelo até ossos e músculos. Usado para gerar energia para o exercício e na recuperação, quem treina precisa complementar a sua dieta com suplementos de aminoácidos, como BCAA, Glutamina, Arginina e Creatina.

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Aminoácidos essenciais

Esses nutrientes são divididos entre dois grupos, os essenciais e os não essenciais, sendo o primeiro formado por aqueles que não são produzidos naturalmente pelo corpo. Para conseguir a quantidade exigida pelo organismo, é necessário o consumo de alguns alimentos que sejam ricos em aminoácidos.

Para uma pessoa sedentária ou que pratica uma atividade física leve, apenas a realização de uma dieta balanceada é capaz de suprir todas as necessidades do corpo. Já praticantes de musculação ou qualquer outro tipo de atividade física de alta intensidade precisam de uma quantidade maior de aminoácidos, sendo necessário optar por algum suplemento de que contenha a substância.

Aminoácidos não essenciais

Nesse grupo entram os nutrientes que são produzidos naturalmente pelo nosso corpo, sendo sintetizados pelo fígado e rins. Da mesma foram que acontece com os essenciais, a quantidade disponível para quem treina é menor do que o necessário para recuperação pós-treino e construção de novas fibras musculares.

Principais suplementos de aminoácidos

Existem pelo menos 20 aminoácidos diferentes e cada um deles possui uma função essencial para o organismo. Para garantir a oferta necessária para quem pratica atividade física, alguns suplementos são focados naqueles que são mais gastos pelo organismo.

BCAA

Esse suplemento é formado por três aminoácidos de cadeia ramificada que juntos formam 1/3 de toda a musculatura esquelética: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Quem busca por aumentar a massa muscular, é importante adicionar esse produto a sua suplementação, que já deve contar com um consumo elevado de proteínas.

Creatina

O nutriente é formado por três aminoácidos não essenciais: Arginina, Glicina e Metionina. Além de ser sintetizado pelo organismo, mais especificamente no fígado e pâncreas, o nutriente também é encontrado em peixes e na carne vermelha, porém, em menores quantidades. Para o ganho de massa muscular, o consumo recomendado é de 5g por dia, valor que só conseguiria ser obtido com a ingestão de 1kg de carne vermelha.

Glutamina

Representando 20% de todos aminoácidos livres presentes no plasma, a Glutamina é um dos nutrientes mais importantes para o organismo. A substância é fundamental para o funcionamento de órgãos como coração, fígado, pulmão e rins, além de ser usada como principal fonte energética para o sistema imunológico humano.

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