COMO
PERDER
BARRIGA

Homens e mulheres procuram exercícios e dietas milagrosas para eliminar aquele “pneuzinho” em volta da barriga. Mas perder gordura localizada é uma missão que exige disciplina para seguir uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares.

Além de melhorar a aparência física, eliminar gordura faz bem para a saúde. Excesso de gordura colabora para o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol e problemas cardiovasculares.

A Corpo Ideal vai ajudar você a perder aquela barriguinha indesejada. Separamos uma série de dicas de alimentação, exercícios e suplementos para você ficar em forma!

EXERCÍCIOS PARA PERDER BARRIGA

Quem pensa que os abdominais são os responsáveis por deixar sua barriga sarada está enganado. Atividades aeróbicas são fundamentais para a queima de gordura e o surgimento do abdômen.

Priorize exercícios com no mínimo 30 minutos de duração e de 4 a 5 vezes por semana. Atividades de 20 a 25 minutos só fazem você queimar reservas de açúcar e não de gordura.

CONFIRA A MÉDIA DE CALORIAS GASTA EM ATIVIDADE FÍSICAS:

SPINNING

800 CALORIAS/HORA

MUAY THAI

750 CALORIAS/HORA

CORRIDA

630 CALORIAS/HORA

BODY PUMP

380 CALORIAS/HORA

AERÓBICO É FUNDAMENTAL
MAS NÃO ESQUEÇA DOS ABDOMINAIS

Os exercícios abdominais ajudam você a criar e definir os músculos da barriga. Um abdômen definido também melhora a postura do corpo e auxilia na busca por uma barriga sarada.

Como os outros músculos que você trabalha na academia, o abdômen também precisa de descanso para a recuperação e desenvolvimento saudável. Trabalhe os diferentes locais da musculatura de três a quatro vezes por semana com a orientação de um profissional de educação física.

MUDANÇAS
NO PRATO

A alimentação balanceada tem papel importante para conquistar uma “barriga de tanquinho”. Trocar alguns alimentos na dieta já tem grande influência para diminuir o índice de gordura na cintura.

TENTE CONSUMIR REFEIÇÕES COM INTERVALOS DE 3 HORAS. INCLUA NA SUA DIETA MAIS:

FRUTAS

VEGETAIS

CEREAIS INTEGRAIS

PEIXES

REDUZA O CONSUMO DE REFRIGERANTES E FRITURAS

Os refrigerantes são produzidos com altas quantidades de açúcares e corantes artificiais. Eles colaboram para o aumento de gordura na barriga. Já os alimentos fritos e os doces são em geral calóricos e responsáveis pelo acúmulo de gordura na região da barriga.

ESCOLHA OS ALIMENTOS INTEGRAIS

Pão e arroz integral, por exemplo, são ricos em fibras e não passam pelo processo de refinamento na indústria. Isso faz com que eles mantenham as propriedades nutricionais como vitaminas, minerais e principalmente fibras. Os alimentos integrais também deixam você com menos fome por mais tempo.

SUPLEMENTOS
PARA EMAGRECER

Além da prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada, o uso de suplementos alimentares para emagrecer acelera a queima de gordura e pode substituir refeições.

Veja a função e a diferença dos suplementos que vão ajudar você a ter uma barriga sarada!

TERMOGÊNICOS

SHAKES PARA DIETAS

BLOQUEADORES DE GORDURA

Os termogênicos são suplementos para emagrecer que auxiliam na queima de gordura. Eles aceleram o metabolismo fazendo com que seu corpo gaste mais calorias que o normal.

Confira também nossa seleção de kit de suplementos alimentares para a redução de medidas!

DÚVIDAS SOBRE
COMO PERDER BARRIGA

COM DANIEL COIMBRA, NUTRICIONISTA ESPORTIVO

"A paixão pela saúde, o esporte e bem estar social faz com que eu me dedique tanto a atender atletas profissionais e pessoas que buscam qualidade de vida."

Como perder a gordura localizada na barriga?

Para perder a gordura localizada nesta região é necessário manter hábitos saudáveis que englobam uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e o descanso adequado. Alguns recursos como a utilização de suplementos termogênicos também são de grande ajuda para a queima de gordura abdominal, e em conjunto com as demais práticas irá colaborar para que este objetivo seja alcançado.

Quais são os exercícios mais indicados para perder barriga rápido?

A prática de exercícios de resistência muscular localizada, como por exemplo, os abdominais, não ajudarão a perder gordura na barriga. Eles atuam no fortalecimento da musculatura nesta região, mas nenhum exercício atuará na queima de gordura localizada. Os exercícios mais indicados para queimar gordura são os aeróbicos, que utilizam o tecido adiposo como fonte de energia para o corpo, gerando gasto calórico e o consequente emagrecimento. No entanto, a gordura é eliminada em todo o corpo, não apenas na região abdominal.

Como perder a barriga praticando exercícios em casa?

Existe uma infinidade de exercícios aeróbicos que podem ser realizados em casa utilizando recursos e objetos simples. Pular corda por no mínimo 15 minutos além de queimar calorias tonifica pernas e glúteos. Subir e descer escadas também ativa diversos grupos musculares, além de ajudar a perder peso. Outras opções de atividades são dançar, correr ou investir em aparelhos como uma esteira ou bicicleta para praticar em frente a TV, por exemplo. Se preferir atividades ao ar livre, caminhada ou corrida são uma excelente forma de gastar calorias.

Existe alguma dieta específica ou alimentos que ajudem a perder barriga?

Existem diversos alimentos que auxiliam na redução de medidas na região abdominal. Algumas sementes ricas em fibras são excelentes aliadas em uma dieta para perda de peso. A chia além de saciar a fome causa reações cerebrais que inibem o apetite. A aveia ajuda a reduzir o colesterol e controla as taxas de açúcar no sangue, evitando ataques de gula. A linhaça e a quinua, por sua vez, são ricas em proteínas e fibras, ótimos alimentos para saciar a fome. Existem também os alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo favorecendo a queima de gordura, como a pimenta, chá verde, canela, gengibre e peixes como a sardinha. Beber no mínimo 2 litros de água por dia é fundamental para que sua dieta surta efeitos positivos.

É possível perder barriga em apenas uma semana?

Muitas vezes fatores como o mau funcionamento dos intestinos e ingestão de alimentos com alto teor de sódio podem deixar a barriga ainda maior. Tomando algumas medidas para regularizar a flora intestinal e eliminar a retenção de liquido, é possível observar uma diminuição na sua barriga em apenas alguns dias. Para isso, invista numa alimentação saudável rica em vibras, prefira alimentos integrais, evite alimentos processados e beba bastante água. Diminua a ingestão de sal e dê preferência aos temperos naturais. Pratique atividades físicas e não se esqueça de dormir no mínimo 8 horas por dia, pois o período de descanso correto é fundamental para o processo de emagrecimento.

Existe algum suplemento alimentar indicado para quem quer diminuir a gordura abdominal?

Existem diversos suplementos que auxiliam no emagrecimento e consequentemente na diminuição da gordura abdominal. Os termogênicos atuam acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura durante a prática de exercícios aeróbicos. Os ácidos graxos (CL e LA) também contribuem para a manutenção do metabolismo, contribuindo para a redução de gordura e auxiliando no controle do colesterol. A L-carnitina age no organismo fazendo com que nosso corpo utilize as reservas de gordura como fonte de energia, sobretudo a da região abdominal; o Cromium Picolinate atua na síntese de glicose favorecendo o processo de emagrecimento.

Após perder a gordura localizada na barriga, quais são as principais dicas para manter o resultado alcançado?

Manter o corpo em forma exige mudanças de hábitos no seu dia a dia. Todas essas práticas saudáveis citadas anteriormente devem ser adotadas por toda a vida. Alimentação saudável e equilibrada aliada a prática constante de atividades físicas, descanso adequado e a suplementação para manutenção da massa magra irão garantir que suas conquistas sejam mantidas.

O uso de suplemento alimentar não alinhado a uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios constante pode ocasionar ganho de peso?

Os suplementos alimentares devem ser utilizados em associação com a prática de atividades físicas e alimentação adequada, preferencialmente com orientação de um nutricionista. Caso contrário, pode sim haver ganho de peso.

Homens ou mulheres têm mais facilidade para perder barriga? Por quê?

O homem tem mais facilidade em emagrecer do que a mulher por conta da combinação de três fatores: maior índice de massa magra; menor percentual de gordura e maior gasto de energia. Os músculos são responsáveis pelo gasto calórico, portanto, quanto mais massa magra, maior será o gasto energético.

Além disso, o coração e pulmão maiores no homem favorecem o condicionamento físico, a testosterona (presente em quantidade muito menor no organismo feminino) contribui para o ganho de massa muscular.

Existe alguma recomendação específica para homens e para mulheres que buscam esse objetivo?

As recomendações são as mesmas para ambos os sexos: alimente-se bem, pratique exercícios físicos, descanse adequadamente e faça a manutenção da sua massa muscular, para que o gasto calórico seja maior e eficiente.

Os exercícios aeróbicos são os mais recomendados para quem quer perder a barriga?

Os exercícios aeróbicos são os mais recomendados para o emagrecimento porque aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias. No entanto, para atingir resultados significativos, é importante praticar regulamente, pois o processo de emagrecimento ocorre através do gasto calórico diário e da estimulação do metabolismo.