Carboidratos

Quem está acostumado com treinos intensos, sempre se depara com o problema da exaustação devido ao maior gasto calórico em pouco tempo. Além do cansaço, o corpo é forçado a sacrificar os músculos para utilizar a proteína como fonte energética.

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Para resolver esse problema e repor a energia após os treinos, os suplementos de carboidratos entraram no mercado e estão conquistando cada vez mais atletas. Com excelentes fontes de carboidratos de alto índice glicêmico, os atletas conseguem recuperar o organismo facilmente após os treinamentos.

Essenciais para quem treina

Por favorecerem o acúmulo de gordura, muitas pessoas diminuem drasticamente ou até mesmo excluem esse nutriente da alimentação. No entanto, consumir carboidratos na medida certa, além de ser fundamental para aumentar a massa muscular, auxilia no processo de queima de gordura.

Carboidratos são essências para gerar a energia utilizada pelo organismo para todas as suas ações, desde funções vitais até o processo de metabolização das gorduras e criação de novas fibras musculares. Se essa reserva estiver muito baixa, o organismo usará a proteína para produção da energia demandada pelo corpo, podendo até mesmo quebrar moléculas musculares para conseguir o nutriente.

Carboidratos na dose certa

É preciso ter muito cuidado com as quantidades ingeridas, pois o excesso de carboidratos também pode causar o acumulo de gordura no organismo. Em treinos com duração superior a 60 minutos ou com uma intensidade muito alta, é recomendado o consumo de 0,7 gramas do suplemento para cada quilo. Sendo assim, uma pessoa de 80 quilos precisa de 56g de carboidrato, que deve ser ingerido antes ou durante o treino. Isso evita a queda do rendimento durante a atividade devido à diminuição dos estoques de glicogênio muscular e hepático.

No entanto, a melhor forma de determinar a quantidade a ser consumida pelo atleta, é procurar um profissional qualificado. Ele irá avaliar tanto dieta quanto questões fisiológicas de cada um e determinar com maior precisão as quantidades calóricas que devem ser adicionadas à dieta para atingir o objetivo.

Quando consumir

Não há regras específicas para a ingestão de suplementos de carboidratos, pois essa substância pode ser consumida em qualquer hora do dia. A maioria dos atletas adeptos desse tipo de complemento energético costumam consumi-lo antes ou depois dos treinos, pois são os períodos em que o organismo mais necessita desse nutriente.

Indicações

Os principais adeptos dos suplementos de carboidratos são os atletas que precisam de mais energia para os treinos. Quem gasta muitas calorias deve aproveitar a suplementação para repor as energias, já os que estão começando podem se beneficiar da substância para proporcionar ganho de massa corporal.

Como os carboidratos promovem o ganho de peso, esses suplementos devem ser ingeridos apenas por quem precisa aumentar o corpo, como pessoas muito magras que estão treinando atualmente. Para quem quer emagrecer este tipo de suplementação não é recomendada.

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