Maltodextrina

Fonte de energia ideal para treinos longos e intensos, a Maltodextrina é um carboidrato complexo, ou seja, sua absorção é mais lenta e gradativa que a Dextrose e o Waxy Maize. Isso faz com que ela seja ideal para quem precisa de energia para treinos longos (com mais de 1h de duração) ou com alta intensidade.

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Benefícios de tomar Maltodextrina

O carboidrato contido no suplemento se quebra em moléculas de glicose, que são usadas pelo corpo como principal fonte de energia para realização de qualquer atividade. Ao consumir o produto antes do treino, o atleta garante um desempenho melhor durante os treinos, conseguindo manter a intensidade no máximo até o último exercício. Além disso, o carboidrato evita a fadiga muscular, cansaço e estresse, pois também age nutrindo as células do sistema nervoso.

Ao elevar o nível de glicose no interior das células, a Maltodextrina evita o catabolismo (perda de massa muscular). Quando não há quantidade suficiente desse nutriente para gerar a energia, o organismo quebra as fibras musculares para utilizar a proteína como fonte energética.

Melhorar a absorção de proteínas

Outro grande benefício do consumo de Maltodextrina, é que ela promove uma melhor absorção dos nutrientes. O aumento do índice glicêmico promove elevação da insulina no corpo, que favorece o transporte de proteínas para o interior das células e propicia a construção da massa muscular. Por isso, é muito recomendado o consumo da Maltodextrina com outros suplementos proteicos de rápida absorção, como Whey Protein e Carnivor.

Indicações

A Maltodextrina não possui muitas restrições, podendo ser utilizada até mesmo por diabéticos, desde que haja autorização médica. No geral, atletas, fisiculturistas e esportistas, principalmente maratonistas e jogadores de futebol, não dispensam o uso do suplemento. Quanto mais for a intensidade dos treinos ou o desejo de melhorar o desempenho, melhores serão os resultados do suplemento.

Dicas de consumo

Suplementos que visam o aumento da produção de energia no organismo podem ser consumidos antes e depois dos treinos. No caso da Maltodextrina que é um componente de lenta absorção, o melhor horário é um pouco antes das atividades físicas, pois isto garante que o corpo não baixe os níveis de energia durante o treino.

A quantia certa para consumo deve ser medida de acordo com o peso do usuário. O carboidrato deve ser ingerido na quantidade de 0,7g por quilo. Ou seja, uma pessoa com 70kg pode ingerir 49g do produto. É possível misturar também com a dextrose e outras fontes de energia com níveis de absorção diferentes. Lembre-se apenas de ler as instruções na embalagem do produto escolhido antes de consumir.

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