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Os suplementos alimentares são indispensáveis para quem pratica atividade física, pois proporcionam os nutrientes essenciais para o organismo que não podem ser conseguidos apenas com alimentação. Eles podem ser usados para diferentes objetivos, como ganhar massa, perder gordura, melhorar o condicionamento ou mesmo ter uma vida mais saudável.

O que são suplementos alimentares?

Recebe esse nome todo o produto criado para suprir uma determinada substância, cujas quantidades necessárias não são obtidas pela alimentação diária. Todas as funções do organismo, desde manter o coração batendo até a hipertrofia muscular, são realizadas por reações químicas que ocorrem no interior das células. Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, todos esses elementos estão envolvidos nesse processo, sendo que a falta ou excesso de algum deles pode causar um sério problema de saúde.

Essenciais para quem treina

Todos os nutrientes necessários para o corpo podem ser conseguidos com uma alimentação correta e balanceada, porém, nem sempre é possível ingerir as quantidades necessárias para suprir as necessidades do organismo. Ao realizar qualquer atividade física de alto impacto, o corpo humano utiliza maiores quantidades de alguns nutrientes, como proteínas e carboidratos, sendo indispensável o consumo de suplementos alimentares para fornecê-los. Um bife de 100g possui cerca de 25g de proteínas. Uma pessoa de 80 kg precisa consumir diariamente em média 1g por cada quilo. Sendo assim, o consumo deverá ser de três bifes e mais um pedaço. No entanto, quem treina, essa quantidade pode ser triplicada, tornando o processo de repor os nutrientes apenas pela alimentação praticamente impossível. Além disso, cada bife possui uma determinada quantidade de gorduras, que em excesso pode provocar problemas de saúde.

Tipos de suplementos

Além dos produtos que visam suplementar a dieta realizada pelo atleta, existem outros que tem a função de melhorar outros processos envolvidos no ganho de massa muscular e perda de peso.

Proteínas

Diferenciados por características como tempo de absorção e valor biológico, os suplementos a base de proteína são praticamente obrigatórios para quem pratica atividade física. Entram nesse grupo Whey Protein, Carnivor, Albumina e Caseína.

Aminoácidos

Esses nutrientes são responsáveis por criar as proteínas, que por sua vez, irão produzir as fibras musculares. Eles são responsáveis por realizar uma etapa específica desse processo, podendo seu usados para otimizar esse ponto crucial, como no caso do BCAA, que melhora o transporte de nitrogênio e a produção de insulina. Também são aminoácidos, glutamina e creatina.

Hipercalóricos

Se os aminoácidos trabalhavam em um ponto específico, os hipercalóricos são usados, basicamente, para aumentar complementar uma dieta que necessita do consumo de muitas calorias. São indicados para pessoas que tenham dificuldade de ganhar peso. São exemplos de hipercalóricos: Massa Monster Black, MXT Gainer e Elite Mega Gainer.

Termogênicos

Indicados para quem quer acelerar a perda de gordura. Para potencializar os seus resultados, devem ser consumidos por quem já possui uma dieta balanceada e faz exercícios regularmente. Eles agem em duas frentes: diminuem o apetite e aceleram o metabolismo, melhorando a queima de calorias. São exemplos de termogênicos: Oxyelite Pro, Lipo 6 e Arnold Cuts.

Estimulantes

Em alguns momentos, é necessário uma “mãozinha” para conseguir realizar um determinado treino. Os estimulantes trabalhando fornecendo essa energia maior para fazer todos os exercícios com o máximo de intensidade. São exemplos de estimulantes, NO2, 4D Pump, Arnold 3D.