• Proteínas

  • Quando ingerir?

Um componente indispensável para um corpo em forma, as proteínas possuem os recursos necessários para manter os músculos nutridos, saudáveis e em constante crescimento. Para os atletas, a melhor e mais eficiente fonte de proteína com certeza é a Whey, pois age com rapidez e garante o maior crescimento da massa magra que resulta em uma explosão de músculos.

Mesmo para quem não está visando um crescimento muscular, consumir proteínas diariamente é a melhor maneira de garantir uma nutrição adequada ao organismo. O corpo humano precisa de doses de proteínas que, se não forem ingeridas, ocorre o temido catabolismo: quando o organismo quebra o tecido muscular para retirar as fontes de proteínas que estão em falta.

Para evitar que isto aconteça, o melhor é ingerir proteínas de alta qualidade para uma manutenção completa do organismo. As proteínas disponíveis no mercado se dividem em diversas categorias para atender a todas as necessidades dos usuários. Enquanto os atletas contam com a proteína Whey comum e a proteína Whey isolada – que possui maior concentração -, quem quer uma fonte de origem não animal pode experimentar as proteínas de soja que carregam os componentes ideais para nutrir o organismo.

Outro tipo comum são as proteínas time-release, que possuem absorção lenta e são ideais para quem vai passar horas sem consumir uma fonte proteica. As proteínas combinadas também não ficam para trás, pois apresentam uma mistura das melhores fontes para uma manutenção completa dos músculos e do corpo. E você, qual vai escolher?

A ingestão das proteínas depende muito dos objetivos e do tipo de nutriente que está sendo consumido. Quem visa o ganho de massa muscular deve ingerir as proteínas Whey logo ao acordar e após os treinos, para garantir a nutrição muscular nos momentos certos. Para impedir que ocorra o catabolismo, ingerir proteínas de três em três horas é a melhor recomendação.

Quem optar pelas fontes de lenta absorção pode consumir no período noturno, pois esses componentes irão nutrir o organismo durante o sono. Já as proteínas de soja devem ser ingeridas a qualquer momento do dia, mas o mais recomendado é que o consumo seja feito após as atividades físicas.

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