Proteínas

As proteínas são nutrientes essenciais para a saúde de qualquer pessoa e se tornam ainda mais importantes durante treinos que visam o aumento de massa magra. São compostas de aminoácidos que têm papel importante na criação e regeneração de tecidos celulares presentes na musculatura.

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Qual é a quantidade de proteína necessária para uma vida saudável?

A quantidade ideal de consumo de proteínas varia de acordo com alguns fatores, como peso, prática ou não de atividade física, idade e objetivo. Somente nutricionistas podem dizer qual é a quantia exata de proteínas necessária em sua dieta, mas a média geral é de cerca de 1g de proteínas para cada quilo de seu peso.

Uma pessoa de 80kg precisa de 80g de proteína pura por dia. Esta quantia pode ser encontrada em três bifes de carne bovina e mais um pedaço pequeno. Contudo, um atleta que deseja obter hipertrofia dos músculos por meio de treinos pode precisar do triplo.

Por que a suplementação de proteínas é importante para o treino

A quantia de proteínas necessária para manter a saúde de uma pessoa que faz qualquer atividade física de impacto aumenta muito em relação à de alguém sedentário e, por isso, fica muito difícil obtê-la somente por meio da dieta.

Isso acontece porque os treinos de impacto são responsáveis por microlesões nos tecidos musculares e, para recuperar as áreas lesionadas, as células utilizam os aminoácidos presentes nas proteínas.

Se a ingestão desse nutriente é insuficiente para fornecer os aminoácidos necessários para recuperação das células, o corpo busca mais nos próprios tecidos musculares, fazendo com que a pessoa perca massa magra. Este fenômeno é chamado de catabolismo.

Tipos de proteína usados na suplementação alimentar

Conseguir suplementação proteica adequada para seu organismo é possível com produtos de alta qualidade, feitos com proteínas completas, de alto valor nutritivo. Existem alguns tipos principais que você encontra na Corpo Ideal, citados a seguir.

Whey

Os suplementos de tipo whey são obtidos por meio da extração do soro do leite durante processo de fabricação de queijos.

Albumina

A albumina tem absorção mais lenta do que o whey, o que é uma boa forma de controlar o peso, já que a sensação de saciedade dura mais tempo.

Caseína

É uma proteína proveniente do leite, rica em aminoácidos. É indicada para o consumo à noite ou em períodos em que a pessoa ficará muito tempo sem comer.

Soja

Boa pedida para vegetarianos, a proteína de soja é rica em nutrientes que auxiliam na recuperação muscular, na diminuição dos índices de colesterol e na produção de hormônios da tireoide.

Beef

O beef protein é obtido diretamente da carne, sendo boa opção para os intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca.

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