Caseína

Você já ouviu falar na caseína? Derivada do leite, assim como o Whey Protein, essa proteína tem um alto valor nutricional, contendo todos os aminoácidos essenciais, como por exemplo, o BCAA. Além disso, ela previne a degradação da massa muscular no organismo.

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Para que serve a caseína?

Em nosso organismo, a caseína mantém as moléculas de água e gordura unidas, trabalhando como um emulsificante. Além disso, a proteína tem uma lenta absorção, impedindo o catabolismo e garantindo o ganho contínuo de massa muscular.

Outro benefício da caseína é que ela age como um regulador alimentar, promovendo em seu corpo a sensação de saciedade e ajudando na missão de se manter firme na dieta.

Quais são os melhores períodos para ingerir a caseína?

Essa é uma das grandes dúvidas de quem começa a suplementar com a caseína. Por ser um suplemento de lenta absorção no organismo, o seu consumo é indicado para o período noturno, agindo de maneira eficiente durante o seu descanso.

Sendo assim, a caseína manterá as proteínas do seu corpo em níveis elevados, contribuindo para o processo de anabolismo já citado acima.

A caseína é uma das melhores opções de proteínas time-release para a sua suplementação

Por sua digestão ser lenta no organismo e conter muitos aminoácidos, a caseína ajuda no ganho de massa muscular durante o sono. Ela também dá o suporte proteico necessário para os atletas de alto rendimento.

Em comparação ao Whey Protein, a caseína demora o dobro de tempo para realizar sua síntese. Porém, o whey é derivado apenas do soro do leite, enquanto a caseína representa 80% das proteínas presentes na bebida láctea. A proteína é encontrada em iogurtes, queijos e outros alimentos provenientes do leite.

Como escolher as melhores caseínas?

Basicamente existem dois tipos de caseína: a micelar e a hidrolisada. A hidrolisada é produzida a partir de um processo de filtragem e seu organismo consegue absorver muito mais proteínas com ela.

Em contrapartida, a caseína micelar preserva a proteína em grandes partículas, garantindo uma absorção lenta e prolongada, aumentando o período de ganho de massa muscular.

Para saber qual é a mais indicada para você, o ideal é buscar a opinião de um profissional, que dará suporte para que você escolha a proteína ideal para o seu biotipo e as suas necessidades de suplementação.

Fique muito atento, o mais importante é você optar por suplementos que contenham a proteína pura, sem adição de outras fontes e substâncias.

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