TUDO SOBRE
SUPLEMENTOS
ALIMENTARES

Quem pratica atividade física gasta mais energia e precisa repor o estoque de nutrientes com mais frequência. Manter uma rotina de alimentação equilibrada, treino e descanso não são tarefas fáceis.

Para garantir que seu corpo receba as vitaminas e os minerais necessários, os suplementos ajudam você a conquistar seu objetivo, seja ele emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar a performance física.

A Corpo Ideal preparou um guia exclusivo sobre as principais informações de suplementos alimentares para você acertar na hora de escolher os seus. Confira!

ESCOLHA O SUPLEMENTO
DE ACORDO COM SEU OBJETIVO

Cada suplemento alimentar é produzido com ingredientes que vão agir para a manutenção dos seus músculos ou para melhorar o rendimento físico. Antes de investir seu dinheiro em suplementação, trace e identifique qual é o seu objetivo na academia, se é emagrecimento, ganho de massa muscular ou melhora na performance na atividade física.

Os suplementos alimentares são grandes aliados para os praticantes de atividades que querem completar a ingestão diária de proteínas, carboidratos, minerais ou vitaminas na dieta. Eles também são mais práticos e podem ser levados para qualquer lugar para você consumir a qualquer momento.

Abaixo você confere os principais suplementos indicados para quem faz exercício físico!

DEFINIÇÃO MUSCULAR

Ter os músculos definidos é um dos principais objetivos de quem treina nas academias. Para deixar os músculos mais visíveis, a recomendação é usar suplementos que vão auxiliar na recuperação após o treino e com baixos índices de carboidratos e gorduras.

Suplementos recomendados

O Whey Protein Isolado possui altas doses de proteínas e baixos valores de carboidratos e açúcares. São proteínas puras extraídas do soro do leite. Outros suplementos que podem ser utilizados para a definição muscular são os BCAAs e a Creatina. Eles ajudam na recuperação muscular e são fonte de energia para o treino.

GANHO DE MASSA MUSCULAR

A escolha do suplemento alimentar para ganhar massa muscular pode impactar positivamente nos resultados da sua dieta e do seu treino. Para ganhar músculos de forma saudável é preciso ingerir maior quantidade de alimentos ricos em carboidratos, proteínas e vitaminas.

Suplementos recomendados

O consumo de hipercalóricos vai ajudar a completar o consumo de calorias necessárias por dia. O Whey Protein também tem função importante na construção de massa e na recuperação muscular.

Já que você precisa de mais calorias distribuídas durante seu dia, uma boa escolha é a caseína. O suplemento é extraído do leite, possui lenta absorção e a indicação é para ser consumido antes de dormir.

EMAGRECIMENTO

Alguns suplementos alimentares aceleram a perda de peso e gordura de forma sadia. Entre as opções do mercado podemos selecionar os termogênicos e os shakes.

Suplementos recomendados

Os termogênicos vão estimular o metabolismo a trabalhar mais e consequentemente queimar mais gordura, fazendo com que você gaste mais calorias do que de costume.

Outra opção são os shakes substituidores de refeições. Os suplementos auxiliam na perda de peso. São ricos em proteínas, mas com baixos teores de carboidratos e gorduras.

PRÉ-TREINO E PUMP MUSCULAR

Os suplementos usados antes do treino proporcionam melhora no desempenho físico, aumentam a disposição e reduzindo a fadiga durante o treino.

Suplementos recomendados

Entre os principais suplementos pré-treino está o NO2 (óxido de nítrico). Os principais ingredientes são a cafeína, creatina e arginina, vitaminas e minerais. Com opções em cápsulas ou em pó, o pré-treino eleva os níveis de concentração e força durante treino.

ENERGIA E PERFORMANCE

Se você precisar de um gás extra durante o treino, algumas alternativas para melhorar seus resultados são maltodextrina e dextrose, os suplementos que fornecem energia e melhoram a performance.

Suplementos recomendados

A maltodextrina é um carboidrato que fornece energia de forma gradativa para manter um bom ritmo metabólico durante a atividade física. O suplemento estabiliza os níveis de glicose para evitar a fadiga.

Já a dextrose é um carboidrato simples, o que significa que é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo. Sua ingestão é recomendada ao acordar e logo após o treino.

QUESTIONÁRIO
SUPLEMENTOS

COM DANIEL COIMBRA, NUTRICIONISTA ESPORTIVO

"A paixão pela saúde, o esporte e bem estar social faz com que eu me dedique tanto a atender atletas profissionais e pessoas que buscam qualidade de vida."

O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são compostos naturais que servem para complementar a dieta com nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos, fibras ou ácidos graxos. São aliados de uma alimentação saudável para quem busca qualidade de vida e melhor desempenho na prática de atividades físicas.

Qual a função dos suplementos alimentares no corpo?

Os suplementos ajudam a garantir a ingestão da dose diária necessária de um nutriente específico para o organismo, tornando a dieta mais completa. Também auxiliam no ganho de força, energia e disposição para a prática de exercícios físicos. Existem ainda suplementos específicos que atuam como aliados para emagrecimento, definição ou ganho de massa muscular.

O uso de suplementos acelera o metabolismo?

Existem alguns suplementos específicos para esse fim, os conhecidos como termogênicos. Eles contêm substâncias estimulantes como cafeína, guaraná ou taurina e são muito utilizados são muito utilizados para aumentar o gasto energético e auxiliar na perda de gordura.

Qualquer pessoa pode consumir suplementos alimentares? Quais os principais cuidados que devem ser tomados?

O suplemento alimentar mais conhecido, o Whey Protein pode ser utilizado por crianças, idosos e gestantes. No entanto, é importante que haja um acompanhamento nutricional. Assim também deve ser para os demais suplementos. Cada organismo tem necessidades diferentes e os suplementos atuam como complemento dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo, sobretudo para a prática de exercícios. Alguns suplementos, no entanto, podem ter restrições para pacientes com problemas no coração, rins e fígado. Daí a importância de consultar um profissional antes de iniciar sua administração.

Suplementos alimentares substituem refeições?

Os suplementos servem como complementos de refeições, mas não devem substituí-las. Eles fazem parte de uma dieta balanceada, sobretudo de atletas que buscam desempenho e manutenção muscular.

Quais os suplementos são indicados para ganhar massa muscular?

Diversos suplementos podem ser utilizados para este fim, no entanto tudo vai depender da melhor combinação feita pelo seu nutricionista. As proteínas são essenciais para a manutenção da massa muscular. Existem vários tipos de proteínas disponíveis no mercado de suplementos, a mais popular delas é a Whey Protein, proteína isolada do soro do leite. Outras opções de proteínas são a caseína e a albumina. O BCAA também é utilizado no intuito de aumentar a síntese de proteínas no tecido muscular, favorecendo seu crescimento saudável. A glutamina é importante para o fortalecimento do sistema imunológico e ajuda na recuperação muscular, evitando o overtraining.

Quais suplementos devem ser utilizados antes do treino?

Vai depender de qual é o seu objetivo. Não existe uma fórmula única para a suplementação, cada meta exige uma combinação para que você consiga os ganhos ou emagrecimento que deseja. O único pré-treino comum tanto para objetivo de emagrecimento quanto para ganho de massa é o BCAA, aminoácidos de cadeia ramificada.

O uso de suplementos alimentares engorda?

Depende de como vai ser sua estratégia. O principal fim para o uso de suplementos alimentares é aumentar os níveis de massa muscular e não de gordura; ou perder gordura e não massa muscular. Se for utilizado ou encaixado na dieta de maneira errada o efeito oposto pode acontecer (ganho de gordura ou perda de massa muscular).

Quais suplementos são indicados para quem busca definição muscular?

A definição muscular acontece quando, através da queima de gordura corporal, a pele se aproxima dos músculos, deixando-os mais evidentes. Os suplementos mais indicados para este fim são os termogênicos, os ácidos graxos essenciais, chromium picolinate e L-Carnitina. Os termogênicos aceleram o metabolismo aumentando a velocidade com que ocorre a queima de gordura. Os demais favorecem o emagrecimento auxiliando no melhor aproveitamento da produção de energia nas células.

Quais suplementos são indicados para pós-treino?

Tudo vai depender do seu objetivo, mas de maneira geral a proteína do soro do leite, principalmente para quem visa ganho de massa muscular é uma ótima opção pós-treino pela sua rápida absorção e atuação na recuperação do tecido, e para potencializar ainda mais sua ação a combinação com um carboidrato como maltodextrina é uma ótima pedida. A creatina vai atuar na recuperação das suas reservas energéticas e agregar mais volume a célula e também deve ser consumida no pós-treino aumentando ainda mais sua absorção quando combinada com o carboidrato e a proteína. Já para quem visa perda de peso, um mix protéico time release (caseína, whey protein, albumina) mantém o potencial de queima de gordura aumentado após o treino e impede a oxidação muscular (perda de músculo) e nesse caso pode ser combinada com glutamina.

Quais suplementos são indicados para queimar gordura?

Existem diversas opções de suplementos que auxiliam no emagrecimento. Os termogênicos, que aceleram o metabolismo aumentando a queima de gordura; a suplementação com ácidos graxos essenciais que se mostra eficiente na melhora da metabolização energética e na redução do colesterol LDL (colesterol ruim); e o Chromium que auxilia na síntese de glicose favorecendo o emagrecimento. Existem ainda outros suplementos como a L-carnitina, que vai favorecer a utilização de gordura como fonte de energia.

Quais são as diferenças entre os suplementos alimentares e os anabolizantes?

Os suplementos alimentares são produtos naturais que proporcionam nutrientes para complementar a dieta de pessoas saudáveis que praticam atividades físicas. Os anabolizantes são substâncias sintéticas produzidas por indústrias farmacêuticas que causam aumento na produção de hormônios. Quando indevidamente utilizadas podem trazer diversos riscos a saúde como doenças cardíacas, danos aos rins e fígado, entre outros.