TUDO
SOBRE
BCAA

O BCAA é um dos suplementos mais populares entre os praticantes de atividades físicas. A Corpo Ideal preparou um guia para explicar o que é o suplemento e como ele pode ajudar você a alcançar seus objetivos nos treinos.

Aqui você também vai saber as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o BCAA com o nutricionista Daniel Coimbra. Confira!

BCAA:
OS 3 TIPOS DE AMINOÁCIDOS

Apesar de serem partículas muito pequenas que compõem a proteína, os aminoácidos são fundamentais para a produção e construção do tecido muscular. Quando alguns desses componentes estão unidos ficam mais fortes e ajudam na recuperação muscular e na produção de novas proteínas no organismo.

Pois é justamente essa a função do BCAA (Branch Chain Amino Acids), que em português quer dizer aminoácidos de cadeia ramificada. O suplemento alimentar é formado pela Leucina, Valina e Isoleucina, substâncias que não são produzidas em nosso corpo.

Descubra qual é o papel dos aminoácidos que integram o BCAA
e veja como é a estrutura molecular de cada um:

LEUCINA

VALINA

ISOLEUCINA

Junto com a Valina e a Isoleucina é um dos 20 aminoácidos que não são produzidos pelo corpo. Atua como fonte de energia durante a prática esportiva, aumenta a resistência e reduz a fadiga.

Os três aminoácidos são encontrados nas carnes e legumes, mas estudos já comprovaram que a suplementação com BCAA melhora o estimulo no ganho de massa muscular. Cada uma delas pode influenciar no crescimento do músculo, mas as três juntas agem melhor do que isoladas.

COMO
FUNCIONA?

A principal função do BCAA é servir como base para a estrutura muscular. O suplemento também acelera a recuperação dos músculos, isso porque estimula a produção de proteínas.

Depois de praticar uma atividade física, seus músculos vão sofrer micro lesões. O BCAA vai ajudar na regeneração das áreas afetadas e no crescimento saudável.

QUAL A FORMA
CORRETA
DE INGERIR?

Uma das principais dúvidas de quem usa suplementos alimentares é qual é melhor período do dia para consumi-los. Quando falamos de BCAA não é diferente. O ideal é ingerir uma dose antes e uma depois do treino para o melhor aproveitamento dos aminoácidos. Cada dose pode ter entre 4 e 6 gramas de BCAA de acordo com a recomendação do fabricante ou do seu nutricionista.

Para quem quer ganhar massa muscular magra, outra recomendação é combinar o BCAA com um alimento ou um suplemento a base de carboidrato. Mas ingerir BCAA e Whey Protein ao mesmo tempo não é uma estratégia indicada. Isso porque a proteína do leite já possui Valina, Leucina e Isoleucina em composição. Se você estiver usando os dois suplementos, consuma em horários diferentes.

Outra vantagem do BCAA é que ele está disponível para consumo em três formas: em tabletes, cápsulas ou em pó.

BCAA PARA
MASSA MUSCULAR E EMAGRECIMENTO

Melhorar a performance durante os treinos ajuda você a conquistar os objetivos mais rápido. Além dos benefícios para o ganho de massa magra, o suplemento pode colaborar na dieta de quem quer perder peso.

Um dos principais benefícios é que ele previne o catabolismo, que é a perda de massa muscular. E sabemos que quanto maior o índice de massa muscular, mais fácil se torna o emagrecimento.

Confira mais opções de suplementos alimentares com preços especiais no site da Corpo Ideal. Ofertas para outras fontes de aminoácidos como a Glutamina e a L-Leucina.

DÚVIDAS SOBRE
BCAA

COM DANIEL COIMBRA, NUTRICIONISTA ESPORTIVO

"A paixão pela saúde, o esporte e bem estar social faz com que eu me dedique tanto a atender atletas profissionais e pessoas que buscam qualidade de vida."

O que é o BCAA?

O BCAA (Branch Chain AminoAcids), em português “Aminoácidos de Cadeia Ramificada”, são três aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo nosso corpo: valina, isoleucina e leucina. Eles são metabolizados em nosso tecido muscular e podem ser utilizados como fonte de energia ou para a produção de novas proteínas. Além de auxiliar na recuperação muscular este suplemento é fundamental para a construção dos músculos.

Embora o BCAA possa ser obtido através da alimentação, já é comprovado que a suplementação com BCAA melhora o estimulo a síntese de proteínas (ganho de massa muscular).

Quais são os principais benefícios do BCAA?

O BCAA tem importante papel na recuperação de micro lesões musculares causadas pelo exercício e na prevenção do catabolismo, processo onde ocorre a perda de massa muscular. Além disso, ele estimula a produção de insulina, hormônio que favorece o anabolismo através do aumento no metabolismo de aminoácidos e outros nutrientes. Devido ao melhor desempenho que causa na síntese de proteínas, o BCAA é o aminoácido preferido para suplementação de atletas e praticantes de atividades físicas porque diminui o tempo de recuperação muscular, aumenta a resistência dos músculos e reduz a fadiga.

Para que serve o BCAA?

O BCAA além de servir como substrato para estrutura muscular, ainda aumenta a sinalização intramuscular para melhorar a recuperação do músculo e aumentar a síntese de proteínas. Esta sinalização pode ser melhorada ao longo do dia ou principalmente no período pré e pós-treino.

Como tomar BCAA? Quantas vezes ao dia é o recomendável?

O suplemento de BCAA é apresentado em três diferentes versões: cápsulas, tablets ou em pó. Para cada fórmula existe uma concentração diferente por dose, por isso é necessário observar corretamente a indicação de uso na embalagem. Normalmente a indicação diária de ingestão é de 4 a 6 gramas antes do treino e 4 a 6 gramas depois do treino, totalizando duas vezes por dia. Para o melhor aproveitamento dos aminoácidos, consulte um nutricionista que irá lhe indicar a melhor forma de uso.

O BCAA deve ser tomado antes ou depois do treino?

O ideal é tomar antes e depois do treino. Uma dica é, após a atividade física, associar a ingestão do BCAA com uma proteína, acelerando assim a reposição de proteínas e aminoácidos nos músculos que irão ajudar na recuperação muscular e evitar o overtraining.

O BCAA pode ser tomado em final de semana também ou apenas em dias de treino?

Caso seu objetivo seja ganhar massa muscular e no fim de semana ficar mais difícil de consumir proteínas de boa qualidade, o BCAA pode entrar como complemento e diminuir a perda de massa muscular neste período.

Qual a principal função do BCAA?

A principal função do BCAA é aumentar a síntese de proteínas nos músculos garantindo sua recuperação e crescimento saudável. Isto ocorre devido a sua grande capacidade de estimulo a síntese proteica e seu perfil de aminoácidos que está naturalmente presente na estrutura do músculo.

O BCAA ajuda a emagrecer?

O BCAA não tem efeitos emagrecedores, pois não é um suplemento termogênico. No entanto, aliado a uma dieta saudável pode colaborar para a perda de peso, pois sabemos que quanto maior a quantidade de massa magra, maior o gasto de energia e, consequentemente, a queima de gordura.

O BCAA ajuda a definir?

Ele tem papel fundamental para o crescimento muscular, que, através de seu aumento aliado a uma dieta equilibrada, favorece a queima de gordura. Desta forma, ele irá auxiliar na definição muscular, mesmo não sendo esta sua principal função.

Posso tomar BCAA junto com outros suplementos?

O BCAA pode ser combinado com carboidratos para potencializar sua função, principalmente quando o objetivo é ganho de massa muscular. Já a mistura de BCAA com whey protein não é indicada, tendo em vista que o whey protein já tem BCAA e o ideal é tomar os dois em horários diferentes.

O BCAA engorda?

O BCAA não contém calorias nem carboidratos, portanto, não causa aumento de peso. O que pode acontecer é que, com o aumento de massa magra, podem ocorrer alterações positivas na balança.

Tomar BCAA em cápsula ou em pó? Qual é o melhor?

O BCAA em pó é absorvido mais rapidamente pelo organismo. Além disso, muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis ao ingerir cápsulas, dessa forma, o pó se torna uma opção. No entanto, o que varia de um para o outro é a concentração de BCAA, que deve sempre ser observada de acordo com as suas necessidades.

O BCAA faz mal a saúde?

O uso de BCAA não faz mal a saúde nem apresenta efeitos colaterais no organismo. No entanto, é importante consultar um nutricionista antes de iniciar o uso de qualquer suplemento alimentar.

Existe algum efeito colateral ao tomar BCAA?

Até hoje não há relatos de nenhum efeito colateral causado pela utilização do BCAA. Mas é fundamental observar as doses recomendadas tanto pelo seu nutricionista quanto pelo fabricante do produto. Nunca exceda a dose indicada pelo profissional.