Fibras

As fibras alimentares são importantes para a manutenção da saúde corporal. Entre suas principais funções estão o aumento da sensação de saciedade, o prolongamento do processo digestivo e a limpeza do cólon intestinal, evitando doenças do trato digestivo.

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A importância das fibras para o organismo

Estes suplementos são importantes para quem tem rotina agitada e não consegue consumir quantidades adequadas de fibras na alimentação ou como um auxiliar no processo de emagrecimento.

Entre os principais benefícios relacionados ao consumo diário de fibras estão redução de colesterol, controle de apetite, manutenção de peso e melhora no processo digestivo por meio de restauração da flora intestinal.

As fibras solúveis e insolúveis são encontradas, principalmente, em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, grãos integrais e farelos. Contudo, pessoas com rotina agitada podem encontrar dificuldades para ingerir estes alimentos de maneira suficiente na alimentação, precisando de suplementos.

A diferença entre as fibras solúveis e insolúveis

A Corpo Ideal comercializa diversos tipos de suplemento com fibras solúveis e insolúveis. A principal diferença entre elas é a capacidade de se dissolverem ou não em água e, em função disso, a forma como geram benefícios para o organismo.

Fibras solúveis se diluem em contato com a água, formando uma espécie de gel. Esta substância se espalha pela parede estomacal, fazendo com que o corpo interprete o volume como uma quantidade maior de alimentos, gerando saciedade instantânea.

Já as fibras insolúveis são aquelas que não se dissolvem em contato com líquidos, mantendo a sua integridade estrutural durante todo o processo digestivo. Seu principal benefício é a melhoria do trânsito intestinal, mas também são responsáveis pelo aumento da duração do processo digestivo, prolongando a sensação de saciedade.

Como consumir as fibras

O consumo de fibras deve ser associado à rotina de exercícios físicos e hidratação intensa. Beber muita água ao longo do dia é fundamental para que as fibras cumpram suas funções com sucesso no organismo. Quando a ingestão de líquidos é insuficiente, as fibras agem de maneira oposta, causando constipação intestinal, mal-estar e outras desordens do trato digestivo.

Também é importante manter o equilíbrio no consumo de fibras solúveis e insolúveis ao longo dos dias, para que o organismo possa se beneficiar das propriedades de ambas. As quantidades de cada uma devem ser, aproximadamente, as mesmas: em torno de 10g para cada 1000Kcal ingeridas, obedecendo às suas necessidades nutricionais diárias, que podem ser quantificadas com precisão por um nutricionista ou médico nutrólogo.

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