Multivitamínicos

O multivitamínico é um complexo de vitaminas essenciais para a saúde do organismo que atua na complementação de nutrientes que não são consumidos na alimentação. Alguns produtos também combinam a ação de antioxidantes para proporcionar benefícios no combate à ação de radicais livres.

LEIA MAIS

Para que servem os multivitamínicos

A deficiência de vitaminas costuma apresentar sintomas característicos, como queda de cabelos, fraqueza muscular, unhas fracas, pouca energia, dores musculares e de cabeça, entre outros.

Atletas que praticam exercícios intensos são os principais consumidores de complexo multivitamínico, pois seu metabolismo acelerado consome nutrientes e minerais com mais rapidez, tornando a absorção de nutrientes por meio da alimentação insuficiente para seu gasto calórico basal.

É muito importante consultar médico nutrólogo ou nutricionista antes de iniciar a suplementação vitamínica, para verificar exatamente quais são suas necessidades. A suplementação inadequada pode causar diversos problemas, tais como a sobrecarga nos rins, retenção de líquido e até mesmo disfunções no funcionamento do metabolismo.

Por que adicionar multivitamínico na sua suplementação nutricional

Diferente de suplementos de proteína, como whey e albumina, os complexos multivitamínicos não têm capacidade de aumentar a massa muscular por si só. Contudo, sua atuação é fundamental para o metabolismo do atleta.

Com atividade física de alta intensidade, acabamos consumindo as vitaminas adquiridas por meio da alimentação mais rapidamente, criando um déficit na presença destes micronutrientes no corpo.

A falta de nutrientes prejudica a recuperação dos tecidos musculares lesionados durante a prática de atividade física, dificultando a hipertrofia e intensificando as dores musculares no pós-treino.

Optar pela suplementação adequada para seu organismo também é fundamental para redução de apetite, aumento na disposição, melhora na recuperação dos tecidos no pós-treino, fortalecimento do sistema imune e melhora na aparência de unhas e cabelos.

Como escolher seu multivitamínico

Existem inúmeras marcas e variações de suplementos multivitamínicos no mercado. Para escolher o mais adequado para você, é importante ficar atento a alguns pontos: a recomendação médica, o objetivo de seu treino e as deficiências de sua alimentação.

Procurar orientação de médico ou nutricionista é fundamental antes de começar a suplementação de vitaminas. Isso porque a concentração de alguns nutrientes, quando excessiva, pode ter efeitos tóxicos sobre o organismo. Somente o médico endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista são capazes de certificar quais são as necessidades diárias de cada vitamina no seu organismo.

O objetivo de seu treinamento também deve ser levado em consideração, pois influencia diretamente nas quantidades recomendadas de suplementação vitamínica no seu organismo. O mesmo vale para as deficiências nutricionais de sua alimentação.

80 produtos encontrados.
Ordenar por:
80 produtos encontrados.
Ordenar por: