Vitamina C

Embora seu consumo seja bastante ligado à prevenção da gripe, a Vitamina C é um importante aliado para quem treina com intensidade. O suplemento melhora consideravelmente o poder de recuperação do organismo depois uma atividade física, otimiza o metabolismo de diversos aminoácidos e evita o catabolismo muscular.

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Proteção contra radicais livres

A vitamina C possui importantes propriedades antioxidantes que são fundamentais para combater os radicais livres, uma substância capaz de causar danos à estrutura do DNA. Dessa forma, o suplemento auxilia na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. Além disso, o nutriente também impede o envelhecimento precoce.

Ganho de massa muscular

Tomar vitamina C também tem um papel fundamental para o ganho de massa magra. O nutriente atua na liberação de hormônios necessários para a hipertrofia muscular, como a testosterona.

Outro ponto importante para que os atletas consumam a substância é evitar o catabolismo, processo marcado pela queima das fibras musculares para gerar energia. A vitamina C melhora consideravelmente a absorção do ferro pelo corpo, que auxilia o oxigênio a se unir a hemoglobina do sangue, evitando o sacrifício dos músculos.

Além disso, por melhorar a absorção de ferro pelo organismo, o suplemento previne a anemia. Já a ausência de vitamina C pode provocar o escorbuto, uma terrível doença caracterizada pela ocorrência de perda dos dentes, queda de cabelos e dor nas articulações.

Produção de colágeno

Para quem treina pesado, esse é um benefício importantíssimo. O colágeno é fundamental para evitar lesões decorrentes de atividade física. A proteína auxilia os atletas na recuperação de estruturas como ligamentos, tendões, pele, cartilagem e até mesmo vasos sanguíneos.

Redução da produção de cortisol

Esse hormônio é um dos maiores inimigos de quem treina, pois ele atrapalha tanto o ganho de massa muscular quanto a queima de gordura. O cortisol é metabolizado ao realizar levantamento de pesos ou mesmo devido ao estresse do dia a dia, situações praticamente impossíveis de serem evitadas. Ter quantidades suficientes de vitamina C no organismo inibe a produção desse hormônio.

Qual a dosagem a ser consumida

Cada organismo demanda uma quantidade diferente de vitamina C, respeitando fatores como biótipo, gênero, idade e estilo de vida. No geral, pessoas adultas precisam consumir algo em torno de 90 até 12 mg do nutriente por dia. Consumir suplemento de vitamina C é fundamental para conseguir suprir todas as necessidades do corpo.

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