TUDO
SOBRE
WHEY
PROTEIN

Os suplementos alimentares aliados a uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos ajudam você a alcançar seus objetivos, seja definição muscular, ganho de massa, emagrecimento ou melhora na performance.

Aqui na Corpo Ideal você vai encontrar todas as informações que precisa para escolher o suplemento adequado para seus objetivos. Descubra as diferenças entre Whey Protein Concentrado, Isolado e Hidrolisado. Saiba também qual a importância da proteína na sua alimentação e como o Whey é fabricado.

PROTEÍNA
E A IMPORTÂNCIA NO CORPO

As proteínas são componentes fundamentais para o organismo. Elas atuam na construção e manutenção de músculos e órgãos do corpo, na produção de enzimas, hormônios, anticorpos, no transporte de triglicérides, colesterol e vitaminas pelo corpo.

Por isso, o consumo de proteína de diversas fontes como a soja, carne e leite, por exemplo, é fundamental para manter uma dieta saudável.


1
GRAMA

de proteína por Kilo (valor aproximado), é o consumo necessário por dia para um adulto.

300
AMINOÁCIDOS

É a quantidade de aminoácidos que podem estar presentes em uma proteína normal.

22
GRAMAS

É a quantidade média de proteína presente em um scoop de whey protein isolado.

30
MINUTOS

É o tempo médio que o Whey Protein isolado demora para ser absorvido pelo organismo.

O QUE É
WHEY
PROTEIN

O Whey Protein é um suplemento alimentar que vai adicionar a quantidade de proteínas na sua dieta. A matéria-prima do produto é o soro do leite, retirado durante a transformação do leite em queijo.

Essa proteína possui alto valor biológico, ou seja, é rica em aminoácidos importantes para a construção muscular. Valor mais alto do que o encontrado no frango, peixe e leite.

OS TIPOS
DE WHEY PROTEIN

Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos de Whey Protein, alguns com até 95% de concentração de proteína por dose. Essa quantidade também é importante para o foco que você quer dar na atividade física.

Descubra as diferenças entre Whey Protein Concentrado, Isolado e Hidrolisado!

WHEY PROTEIN
CONCENTRADO

É o Whey Protein mais simples e popular disponível no mercado. O suplemento possui boas quantidades de proteínas e aminoácidos, partículas que formam a proteína e ajudam no crescimento e desenvolvimento muscular. O Whey Protein Concentrado passa por uma de filtragem para separar a proteína da gordura e dos carboidratos. Mesmo assim, é um suplemento rico em BCAAs e glutamina.

WHEY PROTEIN
ISOLADO

É um suplemento com alta concentração de proteína se comparado com o Whey Concentrado e Hidrolisado. Durante o processo de filtragem, é reduzida a quantidade de carboidrato, açúcar e gordura. O Whey Protein Isolado é recomendado para o praticante de exercício que deseja diminuir a ingestão de calorias.

WHEY PROTEIN
HIDROLISADO

Esse é o Whey Protein digerido e absorvido mais rápido pelo organismo se for comparado com o Isolado ou Concentrado. As partículas de proteínas são quebradas em fragmentos menores no processo de filtragem. Isso faz com que o Whey Protein Hidrolisado chegue mais rápido aos músculos. O suplemento pode ser uma alternativa interessante para os intolerantes a lactose ou com alergia a proteína do leite.

WHEY PROTEIN
NACIONAL OU IMPORTADO?

A matéria prima de todo whey protein é importada, mesmo as feitas no Brasil. Portanto, o que varia é a concentração de proteína por porção. Hoje existem no mercado diversas opções de proteínas de qualidade, tanto nacionais, quanto importadas. Basta escolher a de sua preferência.

Daniel Coimbra
Nutricionista Corpo Ideal

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
AO USAR WHEY

O Whey Protein é um produto com diversos benefícios, principalmente para os praticantes de atividades físicas. Entre as vantagens do Whey estão:

01

CONSTRUÇÃO E RECUPERAÇÃO MUSCULAR

02

CONTROLE DOS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE

03

É ANTIOXIDANTE, FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Para ganhar massa ou definir o corpo, você precisa estimular os músculos com exercícios físicos. Durante esse processo, as células musculares sofrem micro-lesões e é justamente nesse período que o Whey Protein atua na recuperação. Os receptores musculares estão disponíveis a receber os nutrientes do suplemento e gerar a hipertrofia.

O Whey também pode ser usado para quem quer emagrecer. Ele colabora no controle dos níveis de açúcar no sangue. O suplemento ajuda no emagrecimento ao saciar e controlar o apetite. Mas lembre-se: o Whey Protein é um suplemento alimentar, não um substituto de refeições.

COMO TOMAR
O WHEY PROTEIN?

Você pode adicionar o Whey Protein de diversas maneiras na sua dieta. Mas para obter melhores resultados, é recomendado consumir o suplemento com água e após o exercício físico.

Após o treino, seus músculos precisarão de proteína pra a recuperação. O Whey é um suplemento de rápida absorção e digestão. Misturar o produto com água será a maneira mais rápida das proteínas entraram no organismo.

Outra recomendação é ingerir o Whey Protein ao acordar. Depois de horas de sono, seu corpo está carente de nutrientes, principalmente proteína.

COMO SE PRODUZ
O WHEY PROTEIN?

O soro do leite que era dispensado na fabricação de queijo se tornou um dos principais suplementos alimentares para os praticantes de atividades físicas. Após estudo, cientistas verificaram que o líquido eliminado era uma proteína rica em aminoácidos fundamentais para o organismo.

O soro do leite é processado nas fábricas e passa por um processo de secagem e filtragem. A proteína e a gordura são separadas. Após esse estágio são adicionados os sabores de cada Whey Protein até chegar a sua coqueteleira!

MITOS X REALIDADES

WHEY PROTEIN
ENGORDA?

Se você consumir a dose recomendada de Whey Protein o suplemento não vai fazer engordar.

COMPARATIVO COM OUTROS ALIMENTOS

PROTEÍNA POR DOSE

TAXA DE ABSORÇÃO

PERÍODO IDEAL DE USO

Confira outras opções de proteínas na Corpo Ideal. A Albumina, proteína extraída do ovo e sem carboidrato. A Caseína, suplemento de lenta absorção e ideal para longos períodos em jejum; e a Beef Protein, da carne vermelha. E para quem prefere proteína que não seja de origem animal, também há as alternativas de Soja ou as Veganas extraídas do arroz e da ervilha.

DÚVIDAS SOBRE
WHEY PROTEIN

COM DANIEL COIMBRA, NUTRICIONISTA ESPORTIVO

"A paixão pela saúde, o esporte e bem estar social faz com que eu me dedique tanto a atender atletas profissionais e pessoas que buscam qualidade de vida."

O QUE É WHEY PROTEIN?

O whey protein é a proteína extraída do soro do leite durante o processo de fabricação do queijo. De alto valor biológico e rápida absorção, é muito utilizada por praticantes de atividades físicas como uma ótima fonte de proteína, além de ser rica em aminoácidos importantes para a construção muscular.

Disponível em diversos sabores e diferentes tipos de filtragem (concentrada, isolada, hidrolisada), este suplemento é hoje o mais utilizado no meio esportivo e como complemento de uma dieta balanceada.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN?

Ele oferece diversos aminoácidos que não são produzidos pelo nosso organismo, como lisina, cisteína, triptofano, além dos BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada)leucina, isoleucina e valina, que contribuem para o aumento de massa magra e para a redução do catabolismo muscular. Também é utilizada em dietas para perda de peso, pois estimula hormônios supressores de apetite e causa saciedade. Esta proteína possui ainda ação antioxidante e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

WHEY PROTEIN É BOM PARA GANHAR MASSA MUSULAR?

Nossos músculos são compostos por proteínas, assim como os outros tecidos do nosso corpo como pele, unhas e cabelo. Por isso, quem busca a hipertrofia muscular deve incluir este suplemento em sua dieta. Os aminoácidos presentes em sua composição agem na musculatura como construtores e reconstrutores dos tecidos que são danificados durante exercícios com peso. É através deste processo de recuperação que ocorre o crescimento muscular.

QUAL A FORMA CORRETA DE SE TOMAR WHEY PROTEIN?

Existem diversas formas de tomar o seu whey. A mais comum delas é tomar o shake logo após o treino. Basta misturar cerca de 15 a 30g de pó em 200 ml de água e agitar. Ao longo do dia o whey protein pode ser encaixado em refeições pobres em proteínas e para melhorar o anabolismo muscular ao longo do dia inteiro.

QUAL A QUANTIDADE DE WHEY PROTEIN DEVO TOMAR?

Isso vai depender da marca do seu produto e da quantidade de proteína por porção. A quantidade correta a ser ingerida será indicada nas instruções de consumo da embalagem. Além disso, é importante consultar um nutricionista para incluir a quantidade ideal em sua dieta e ajustá-la de acordo com seus objetivos.

WHEY PROTEIN É MELHOR COM ÁGUA OU LEITE?

Além de uma questão de sabor, há alguns pontos que devem ser observados. Quando ingerido com leite, o whey protein tem uma absorção mais lenta devido ao retardo que o leite causa no esvaziamento gástrico, portanto, em alguns casos de dietas hipercalóricas, o whey pode ser misturado com essa bebida. Mas se a estratégia é ter uma proteína de rápida absorção o ideal é consumir com água.

POSSO TOMAR WHEY PROTEIN JUNTO COM OUTROS SUPLEMENTOS?

Depende do seu objetivo. Para quem visa ganho de massa muscular e aumento de força, muitas vezes se faz necessário o uso de algum carboidrato como a maltodextrina, dextrose ou waxy maize para potencializar a função das proteínas. Pode também ser combinado com creatina e glutamina, tendo em vista que principalmente a creatina tem uma ótima absorção quando combinada com whey protein e carboidrato.

WHEY PROTEIN ENGORDA?

Tudo depende de onde ele é encaixado, o tipo de whey protein a ser utilizado e o horário que ele vai ser consumido. Para pessoas que visam perder peso, o whey protein isolado ou hidrolisado são as melhores opções tendo em vista a maior pureza do suplemento quando comparado com o whey concentrado. Quanto ao horário, é sempre bom encaixar naqueles momentos em que o corpo necessita mais de proteínas para reconstrução muscular (pós-treino) para que a mesma não tenha efeito indesejado, diminuindo a oxidação de gorduras.

WHEY PROTEIN NACIONAL OU IMPORTADO?

A matéria prima de todo whey protein é importada, mesmo as feitas no Brasil. Portanto, o que varia é a concentração de proteína por porção. Hoje existem no mercado diversas opções de proteínas de qualidade, tanto nacionais, quanto importadas. Basta escolher a de sua preferência.

QUAL O MELHOR WHEY PROTEIN DO MERCADO?

Hoje existe uma imensa variedade de produtos a base de whey protein, portanto, fica difícil definir qual deles é o melhor. Um bom whey protein deve ter alta concentração de proteínas e um bom custo benefício. Procure adquirir produtos de marcas idôneas e confiáveis com a certificação da ANVISA e busque sempre a ajuda de um profissional que indique o suplemento mais adequado para as suas necessidades.

WHEY PROTEIN FAZ MAL A SAÚDE?

O whey protein comprovadamente apresenta diversos benefícios para o nosso organismo, não só para o crescimento muscular, mas também para a síntese de proteínas em outros tecidos. No entanto, o consumo exagerado por longo prazo pode surtir efeitos adversos ao organismo, como ganho de peso e perda de desempenho dos rins que ficam comprometidos pelo excesso de proteínas.

O WHEY PROTEIN FAZ EFEITO EM QUANTO TEMPO?

Cada organismo reage de maneiras diferentes e tudo vai depender da correta utilização da suplementação aliada a uma dieta equilibrada e a sua disciplina nos treinos. Seja qual for o seu objetivo com a suplementação (emagrecimento, definição ou ganho de massa), alcançá-lo depende de uma série de fatores. O mais importante deles é a sua determinação!