Carnitina

A carnitina é uma substância obtida por meio da quebra da lisina, um aminoácido essencial presente em alguns alimentos com alto teor de proteína, como frango, peru, soja, leite desnatado, ervilha, amendoim e gema de ovo. A carne de carneiro é uma das fontes mais ricas em carnitina.

LEIA MAIS

Como a carnitina ajuda a combustão da gordura

A l-carnitina atua no metabolismo da gordura corporal, pois facilita o transporte de ácidos graxos para dentro das mitocôndrias, organelas responsáveis pela respiração celular. Estas, por sua vez, transformam os ácidos graxos em trifosfato de adenosina, substância química que fornece energia para as diversas reações químicas que ocorrem dentro das células.

Com isso, a carnitina acelera a queima de gordura e ainda ajuda a economizar o glicogênio presente na musculatura.

Benefícios para o desenvolvimento da musculatura

Como a l-carnitina facilita o uso da gordura para o metabolismo celular, as reservas de glicogênio continuam intactas, melhorando a performance em esportes que exigem bastante da musculatura, como natação, corrida, musculação, treino funcional e etc.

Outro benefício do uso da carnitina é o aumento da concentração NO2 na musculatura. Este gás é responsável pela melhora do fluxo sanguíneo e da oxigenação dos tecidos, facilitando a recuperação das fibras musculares após o treino.

Quem deve suplementar a carnitina

É importante manter bons níveis de carnitina no corpo, para evitar problemas metabólicos. Vegetarianos, pessoas com alto índice de colesterol e triglicerídeos no sangue, gestantes e atletas que praticam exercícios extenuantes costumam apresentar níveis mais baixos de carnitina e podem precisar da suplementação no dia a dia.

Como obter o máximo de benefícios da carnitina

Para que esta substância produza os efeitos desejados, é preciso associar seu consumo a práticas regulares de atividade física. Alguns estudos mostram que a carnitina tem poucos efeitos em indivíduos sedentários.

A quantidade diária ingerida também deve ser observada, já que o consumo de mais de 2g por dia pode anular seus efeitos, fazendo com que a gordura transportada para as mitocôndrias volte à corrente sanguínea em forma de triglicerídeos.

O excesso também pode resultar em alguns efeitos colaterais, como náuseas, cólicas abdominais e diarreias. Por isso, é fundamental iniciar a suplementação da carnitina com pequenas doses, começando em 250mg e aumentando gradativamente, sem passar dos 2g por dia.

Confira as diversas opções de suplementos com l-carnitina disponíveis na Corpo Ideal. Temos kits em forma de cápsulas, gomas mastigáveis e líquido.

14 produtos encontrados.
1
Ordenar por:
14 produtos encontrados.
1
Ordenar por: