Glutamina
Para que serve glutamina?
A glutamina (ou L-glutamina) é um aminoácido presente em nosso corpo que desempenha diversas funções, como compor tecidos, fornecer energia para as células do nosso sistema imunológico e atuar na síntese de proteínas.
A glutamina é classificada como um aminoácido não-essencial, já que é produzida pelo nosso corpo. No entanto, é necessário que esta produção seja complementada através da alimentação ou suplementação.
A ingestão deste suplementação é altamente recomendada para praticantes de atividades físicas, pois influencia diretamente na recuperação e em outros fatores que citaremos no próximo tópico. Para quem treina com regularidade, este é um dos suplementos alimentares mais recomendados.
Benefícios da glutamina
A glutamina é parte integrante da composição dos nossos tecidos musculares. Durante o treino, ocorre rompimento das fibras dos músculos, processo natural causado pelo esforço físico. A glutamina age acelerando o processo de recuperação muscular, além de ajudar a evitar o catabolismo (perda de massa magra). Também apresenta benefícios para o fortalecimento da nossa imunidade, já que dieta e treinos intensos podem fragilizar o sistema imune.
A glutamina também reduz os riscos de lesões e contribui para o emagrecimento ao proporcionar maior hipertrofia.
Por ser absorvida no intestino delgado, também regula seu funcionamento, além de prevenir doenças neste órgão.
É recomendada ainda em processos pós-cirúrgicos, pois acelera a recuperação dos tecidos.
Como tomar glutamina
A dose indicada pode variar de pessoa para pessoa, por isso é recomendado buscar orientação médica ou nutricional.