De origem asiática, a cúrcuma é listada na tradição milenar da medicina Ayurveda indiana como uma das principais ervas medicinais para o equilíbrio da saúde digestiva, com objetivo de evitar ou minimizar excesso de fermentação e gases, assim como inflamação nas mucosas.
Por milênios, receitas medicinais elaboradas com extratos de alta concentração de cúrcuma foram e continuam sendo prescritas pelos herbalistas não só da Ayurveda, mas também da medicina tradicional chinesa.
De acordo com estas ciências milenares, a cúrcuma- sempre em conjunto com uma boa alimentação -tem papel de destaque para ajudar o organismo a regular o excesso de inflamação - assim como suas manifestações visíveis e invisíveis: artrite, acne e doenças de pele de cunho inflamatório, como fibromialgia, artrite e dores causadas por autoimunidade.
Os sábios destas medicinas também enfatizavam os benefícios da cúrcuma para o equilíbrio do sistema nervoso-cerebral e a diversos aspectos do processo de envelhecer com saúde, que conhecemos por longevidade.