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Whey Protein

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    O que é Whey Protein?

    O Whey Protein um dos suplementos mais conhecidos pelos atletas e praticantes de atividades físicas devido a seu alto valor biológico. Mas, apesar de ser um produto “famoso”, ainda surgem muitas dúvidas em relação ao seu uso e origem.

    Fabricado a partir do soro do leite, o whey é um subproduto derivado da fabricação de queijo, que é extraído da seguinte forma: a parte gordurosa do queijo coagula e desse processo resta um líquido chamado soro, que possui alto valor nutricional pela presença de proteínas, como alfa-globulina e beta-globulina.

    Após essa separação, o soro é submetido a muitos processos industriais de pasteurização, filtração e microfiltração. O produto final é um pó que pode ser incluído na sua dieta de várias formas.

    Para que serve Whey Protein

    O suplemento complementa a dieta de atletas, oferecendo uma série de benefícios que vão desde o estímulo ao desenvolvimento dos músculos até a prevenção de algumas doenças.

    As proteínas têm grande papel de construção do corpo, exercendo funções como a produção de hormônios, enzimas e neurotransmissores, além de atuar na construção e crescimento dos músculos. Elas são formadas por moléculas menores, os aminoácidos. Nosso organismo não produz os aminoácidos essenciais, temos que obtê-los através da alimentação e suplementação.

    O whey fornece diversos aminoácidos não produzidos pelo corpo, ´pois é rico em BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada). Pessoas fisicamente ativas consomem esse suplemento para incluir mais proteína na alimentação, adquirindo os seguintes benefícios:

    Tipos de Whey Protein

    Durante os processos de filtragem, é determinado o tipo de whey que será fabricado: whey protein isolado (WPI), whey protein concentrado (WPC) ou whey protein hidrolisado (WPH). Essa categorização é feita pela quantidade de vezes em que o produto é filtrado e também de acordo com o tamanho dos filtros utilizados.

    Como tomar Whey Protein

    Essa é uma das principais dúvidas sobre whey protein. Não há muito segredo, você pode realizar diversas combinações com outras bebidas, basta se atentar a quantidade certa de produto. O tipo de líquido ingerido com ele também faz toda diferença na velocidade de absorção.

    Por exemplo, se misturar o suplemento com leite, você garante uma quantidade ainda maior de proteínas. Com água, o processo de absorção é mais rápido (é um dos modos mais indicados, principalmente no pré e pós-treino).

    Por ser um pó, o whey também pode ser incorporado em receitas, como panquecas e bolos.

    Ao diluir o produto, tome cuidado para não ultrapassar a marca de 300ml; mais do que isso, a digestão pode ser mais lenta, o que diminui a eficácia do suplemento.

    Para quem é indicado Whey Protein

    O whey protein é recomendado para pessoas fisicamente ativas, atletas em geral, fisiculturistas, praticantes de musculação e pra quem tem dieta deficiente em proteínas. É indicado para quem deseja aumentar o ganho de massa magra e alcançar hipertrofia.

    O suplemento também pode ser indicado para quem deseja emagrecer. Por ser composto por nutrientes que trazem saciedade, a pessoa acaba comendo menos, auxiliando na perda de gordura corporal. Mas é importante incluir o whey na dieta com indicação e acompanhamento de profissionais.

    Diferença concentrado, isolado e hidrolisado

    O whey protein concentrado tende a ser mais barato. Neste tipo, o soro do leite passa só por uma filtragem e conserva os carboidratos (incluindo lactose), minerais e gorduras do leite. Possui cerca de 70 a 80% de proteínas e maior valor biológico. Uma dose oferece teor protéico menor e o processo de digestão e absorção é mais lento.

    Já o whey protein isolado é adquirido a partir de técnicas rígidas de extração e filtragem. É comum que esse tipo tenha cerca de 90% de proteína e um teor muito baixo de carboidratos e gorduras. O produto é absorvido e digerido mais rapidamente.

    E o whey protein hidrolisado é uma versão isolada que passou por um processo de quebra dos aminoácidos, facilitando a absorção e digestão no organismo. Essa categoria é a mais pura, pois conta com 90 a 95% de proteínas e zero de gorduras e carboidratos. É o tipo mais caro de whey e é uma boa opção para quem tem problemas gastrointestinais, como gases e má digestão ao consumir os outros suplementos.

    Melhor horário para tomar Whey Protein

    O suplemento age de diversas formas no corpo dependendo do momento em que é consumido. Os melhores horários são:

    Pós-treino: o melhor horário para consumir o whey é até 40 minutos depois do término do exercício, quando o músculo está necessitando mais dos nutrientes. Assim, melhora a síntese proteica e a absorção dos nutrientes necessários para a recuperação e crescimento muscular.

    Antes do treino: ajuda a evitar a ação do catabolismo (perda de massa) nos músculos durante o treino.

    Antes do treino: ajuda a evitar a ação do catabolismo (perda de massa) nos músculos durante o treino.

    Pela manhã, ao acordar: após uma noite de sono, o corpo pode precisar de nutrientes. O whey, em jejum, auxilia no reabastecimento das reservas proteicas no músculo.

    Antes do treino: ajuda a evitar a ação do catabolismo (perda de massa) nos músculos durante o treino.

    Antes de dormir: você pode tomar nesse horário para prolongar o estado anabólico até o momento em que vai dormir. Também evita o catabolismo enquanto dorme.

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