Ômega 3

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada que o corpo não consegue produzir, mas é essencial para diversas funções. O nutriente deve ser obtido por meio de alimentação. Mas quando sua ingestão é insuficiente, a suplementação oferece a quantidade ideal para manter o bom funcionamento do organismo.

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Benefícios do ômega 3

Incluir o ômega 3 na alimentação proporciona diversos benefícios. O nutriente possui ação anti-inflamatória, contribui para o fortalecimento do sistema imune, regula a pressão arterial, evita problemas cardiovasculares, melhora o desempenho cognitivo, ajuda a manter a integridade da pele e protege os olhos.

As principais fontes do nutriente são peixes de água profunda, como salmão, arenque e sardinha, e sementes de linhaça, chia e nozes. Também pode ser encontrado em vegetais verdes escuros (como couve, rúcula e espinafre), na castanha do Brasil e, em menores quantidades, nos óleos de canola e soja.

A suplementação é indicada para pessoas que não conseguem consumir esses alimentos em quantidade significativa. Os produtos estão disponíveis principalmente em cápsulas.

Por que os praticantes de atividades físicas devem consumir ômega 3?

O ômega 3 não pode faltar no cardápio de praticantes regulares de atividades físicas. Suas propriedades anti-inflamatória e antioxidante auxiliam no processo de emagrecimento. Isso porque o acúmulo excessivo de tecido adiposo age com um processo inflamatório.

O nutriente também é excelente aliado para quem deseja ganhar massa muscular. Ele ajuda a acelerar a recuperação dos músculos e articulações e potencializa os níveis de testosterona, hormônio essencial no desenvolvimento muscular.

Indicações de consumo do ômega 3

Quando consumido em doses erradas, o ômega 3 pode provocar reações adversas. Seu uso também deve ser evitado por pessoas que têm problemas de coagulação sanguínea. Já quem deseja emagrecer precisa se atentar para não ultrapassar a quantidade adequada. Como se trata de uma gordura, se consumida em excesso, pode causar efeito contrário e favorecer o ganho de peso. Consulte médico ou nutricionista para indicar a dosagem adequada ao seu caso.

Observações ao comprar suplementos de ômega 3

Ao buscar por suplementos de ômega 3, verifique se o produto é de marca reconhecida por sua qualidade no mercado. Desta forma, você não corre o risco de adquirir um produto com procedência duvidosa.

Verifique se o ômega 3 possui vitamina E, propriedade que evita a oxidação do óleo para não comprometer sua eficácia. Ainda no rótulo, compare a quantidade de EPA e DHA dos produtos e escolha aquele com melhor quantidade. Tratam-se de compostos ativos do ácido graxo que proporcionarão os efeitos desejados.

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